Terapia suave e super eficaz
​
Vamos lá quebrar o mito que a terapia/tratamento tem que ser forte, tem que ser feita muita pressão ou até manipulação para resultar...
Muitas vezes é este o pensamento, demasiado suave não deve funcionar, isto não deve fazer nada, etc...
Na minha prática, tenho encontrado ainda muitas pessoas que no final da sessão se surpreendem com o alívio de dores, o relaxamento muscular e até o aumento de mobilidade de articulações e membros. Numa só sessão, por vezes, o cliente sai sem queixas e quando percebem a diferença ... a cara é de muita surpresa.
​
Como terapeuta ainda há alguns casos que me surpreendem:
- como o alinhamento pélvico, correcção de perna mais comprida e atenuar de escoliose em cliente com 27 anos;
- caso de esclerodermia sistémica que já estava a comprometer mobilidade de articulações e alguma fibrose que melhorou a olhos vistos;
- caso de enxaquecas;
- caso de dor crónica de ancas;
- alguns casos de fibromialgia;
- alguns casos crónicos de prisão de ventre;
- alguns casos de problemas respiratórios;
- alguns casos mais complexos de ombro.
​
Devido à surpresa, felicidade e alívio que sinto todos os dias nos clientes que atendo e ao meu sentimento de gratidão por poder ser intermediária / facilitadora desse processo, continuo a ser muito feliz neste meu trabalho de terapeuta ;-)
Se algum dia tiver alguma queixa, experimente a Terapia de Bowen e ainda irá surpreender-se pela sua simplicidade, suavidade e eficácia ;-)
Sílvia Artilheiro

O que é a Terapia de Bowen?
A terapia de Bowen consiste numa série de movimentos suaves e precisos, aplicados em pontos específicos do corpo, em músculos, tendões, ligamentos e fáscia.
Estes movimentos exercem uma acção ao nível do sistema nervoso, levando o organismo a um estado de relaxamento, equilíbrio e bem estar.
A Técnica de Bowen é uma terapia extremamente suave e segura para todos, desde grávidas, recém-nascidos, crianças, jovens, adultos e idosos.
Sendo o corpo uma unidade altamente complexa e dependendo o seu equilíbrio de uma harmonia entre todos os seus componentes, basta um simples movimento Bowen para que existam rapidamente efeitos ao nível de todo o sistema, produzindo, assim, o máximo de resultados com a mínima intervenção.
Qual a origem?
Esta terapia foi criada e desenvolvida pelo Sr. Thomas Bowen (1916-1982) nos anos 50/60 na Austrália.
"Um dos procedimentos que considero mais impressionante é o que se faz a nÃvel do ombro, pois havendo restrição de mobilidade ou algum desconforto ou dor ao movimentar essa zona é sentido logo melhoria/alÃvio de imediato.
Muitos dos pacientes que tenho atendido na sua maioria tem problemas a nÃvel de ombro, pescoço, braços e / ou dorsal. Este é um dos muitos problemas em que o Bowen tem excelentes resultados."
SÃlvia Artilheiro
Origem e filosofia
"Tom Bowen inspirou-se no princípio de que o corpo tem de conseguir «autoregular-se». Para ele, a técnica terapeutica de eleição será aquela que estimularia o organismo a resolver ele mesmo as disfunções resultantes de pertubações ao nível do tecido.
O princípio subjacente quer que a estrutura governe a função. Assim sendo uma pertubação da estrutura de qualquer tecido pertubaria o funcionamento desta e por isso o funcionamento do organismo inteiro.
O Sr. Bowen propôs como objetivo restaurar a integridade estrutural do corpo de maneira a permitir um funcionamento otimal do organismo.
Também acreditava na energia vital (Chi). Segundo a medicina tradicional chinesa, esta energia deve circular livremente em todo o corpo afim de proporcionar uma boa saúde.
A genialidade de Tom Bowen foi a de descobrir um sistema de mobilizações («moves») que reaviva o percurso natural desta energia."
Duas teorias para compreender os movimentos de
Bowen
“Várias hipóteses tentam explicar os efeitos surpreendentes destes «moves» : poderíamos compará-los a ação de um músico que quando belisca a corda da guitarra na posição e com a força apropriada, produz uma vibração que amplifica e se propaga por todo o instrumento. Assim, o feixe de ondas produzido pela ação do terapeuta atingirá todas as partes do corpo, pelos meridianos segundo alguns, pelas fascias segundo outros. O terapeuta pára durante alguns minutos, para dar tempo a esta vibração de ir diminuindo por si própria.
Uma outra interpretação põe em causa o estímulo de certos propriocetores como o tempo neuromuscular, orgãos tendinosos de Golgi e os recetores cinestésicos das articulações. O estímulo destes elementos neurológicos, através da fibra muscular ou tendinosa, seria o ponto de partida duma informação sensitiva visando a reapropriação do esquema corporal pelo sistema nervoso central. Esta teoria não está provada cientificamente mas parece estar conforme a ação exercida pelo terapeuta Bowen.”
Autora: Louise Tremblay em O pequeno livro Bowen para uma grande terapia manual